world-1
Mapa com as fases de Super Mario World

 Lançado em 21 de novembro de 1990 para Super Nintendo, Super Mario World era o jogo que acompanhava os consoles. O jogo fez um tremendo sucesso em sua plataforma, alcançando um grande público, com 20 milhões de vendas em todo o mundo. Super Mario World é um título muito aclamado, e por conta de sua simplicidade, sem deixar de possuir elementos únicos e inovadores, é um jogo que faz qualquer gamer ter horas e horas de entretenimento, sendo jogado até os dias atuais.

mario-world Na trama de Super Mario World há um ar bem infantil, com uma história simples e mais descontraída, sem um enredo super bem elaborado, apenas com a ideia básica que vemos nos jogos de plataforma do encanador, em que, Bowser captura novamente a princesa Peach, e o nosso herói, Mario, precisa atravessar todo o mapa até chegar no castelo do temido Rei Koopa.

 O estilo do jogo é aquele que já estamos acostumados a ver nos jogos de plataforma do famoso encanador bigodudo. Mario corre através das fases, pegando ”power ups” para que possa prosseguir com mais facilidade. O clássico cogumelo e a flor, que fazem com que Mario cresça e tenha como jogar pequenas bolas de fogo, respectivamente, estão presentes no jogo, e um novo ”power up” que surgiu nesse game, a ”peninha”, que atribui ao Mario o poder de voar, e, ao girar a capa, é possível derrotar inimigos que com a flor e o cogumelo não são possíveis. As fases possuem desafios únicos, passando pela água, fases que andam sozinhas e o jogador precisa acompanhá-las, castelos principais, secundários, fases com um grande quantidade de buracos e espinhos, e casas fantasma. Ao encostar num inimigo, Mario volta direto para sua forma pequena (independente de estar com o cogumelo, flor ou pena), porém, se o jogador conseguiu adquirir outro ”power up”, ele é guardado, e ao tomar o dano, ele cai para que Mario possa continuar com o poder. Se por acaso Mario encostar novamente no inimigo, o bigodudo morre e é necessário recomeçar a fase. Quando o jogador chega aproximadamente no meio da fase, é disponibilizado um ”check point”, e, ao morrer, o jogador recomeça a fase daquele local. Para derrotar os inimigos, basta pular em cima de suas cabeças, são poucos os inimigos que não morrem de forma tão simples, até os chefes são mortos ao pisarmos em suas cabeças (com exceção de Bowser, que precisamos jogar inimigos em sua cabeça). Quando coletamos 100 moedas, o jogo nos presenteia com uma vida, e acumulando pontos (que são pegos ao final da fase, numa barrinha que se movimenta para cima e para baixo, sendo necessário pegar essa barrinha que se movimenta para acumular os pontos) também podemos conseguir vidas, através de uma pequena fase bônus, disponibilizada após pegar uma certa quantidade de pontos nas barrinhas.

mario-world-2
Final de fase em Super Mario World (a barrinha branca se move para cima e para baixo, ao pegá-la, adquirimos pontos)

 A jogabilidade do jogo é extremamente suave, fácil de acostumar e rápida, o que a torna muito interessante, envolvente e ilustre. Ao correr pelas fases sentimos uma atmosfera agradável, e mesmo andando apenas para a direita, sentimos uma liberdade enorme, podendo correr livremente pela fase, encontrando inimigos, caixas misteriosas contendo ”power ups” ou moedas, além de passagens secretas, descobrindo novas áreas. O gráfico é excelente, com paisagens e cenários mais simples, porém sem deixarem de ser incríveis, inovadores e bonitos, com traços mais ”cartunizados”. A trilha sonora é incrível, com músicas muito bem estruturadas, criando um ar mais ”harmonioso”.

 Super Mario World é um título indispensável do console 16-bits da Nintendo, que proporciona para qualquer gamer, horas e horas de diversão, com fases incríveis, desafios interessantes, e trilhas sonoras nem um pouco cansativas. Há uma grande quantidade de fases secretas, com mundos inteiros apenas podendo ser desbloqueados através de alguma passagem secreta que temos que descobrir nas fases normais, sendo mais um desafio para cumprirmos no jogo. Super Mario World é, sem dúvidas, um dos melhores títulos do Super Nintendo, e é fundamental que qualquer fã da Nintendo o tenha zerado ao menos uma vez. São minusculas as falhas que encontramos nesse ”masterpiece” da Nintendo, contendo apenas poucos bugs e, em poucos momentos, falhas gráficas.

mario-world-4Por estas razões, Super Mario World é um jogo para qualquer público, agradando tanto os mais novos no mundo dos games, quanto os mais antigos, possuindo uma atmosfera agradável, simples, mas que não deixa de ser inovadora e genial, agradando os mais ”casuais” e os mais ”hardcores”. O jogo está disponível por um preço bem acessível nas plataformas mais recentes da Nintendo, como o Wii U e o Nintendo 3DS, e sempre será trazido para as plataformas mais recentes, já que é um clássico e uma referência para diversos jogos atuais com o mesmo gênero de Super Mario World, que, de fato, podemos afirmar, que revolucionou o mundo dos games.

Nota Final: 9,8

Segue abaixo um trailer do jogo, lançado no Virtual Console da eShop do Wii U:

LEAVE A REPLY