Apesar de todas as tecnologias apresentadas em diversos filmes produzidos com a intenção de demonstrar como seria uma viagem de volta ao passado ou uma visita ao futuro, esse tipo de viagem fica fisicamente limitado as telas de cinema.

Não somos capazes de saber o futuro, talvez de projetá-lo, e como dito pelo Dr. Augusto Cury “O futuro não existe, ele é construído”. Porém, em relação ao passado o ser humano sempre foi capaz de retornar a determinada época e reviver seus momentos inesquecíveis, através de suas Memórias.

Quais são suas memórias Gamer? Qual foi seu primeiro console de videogame? Quais seriam seus jogos inesquecíveis? Perceba que essas memórias também lhe farão lembrar de lugares, amigos, da infância, e assim somos acometidos por uma nostalgia contagiante que faz com que um tímido sorriso apareça em nossa face. Bom, não é?

A história dos jogos eletrônicos nos conta que foi em bares, onde havia uma ou duas máquinas de jogo que esse meio de entretenimento foi se popularizando. Com o passar do tempo surgiram lugares específicos com uma grande variedade de máquinas, vários tipos de jogos, garantindo a diversão a todos.

E agora, quantos anos depois, ainda nos lembramos daqueles encontros diários nos chamados “fliperamas” da vida. Os mais antigos (assim como eu) se lembrarão da utilização das fichas usadas para inserir crédito na máquina.

Até que em algum momento de 1994 surge uma nova máquina, oferecendo um jogo de luta com uma variedade absurda de lutadores e um modo de combate diferenciado. Desenvolvido pela SNK, The King of Fighters 94 foi o primeiro jogo da série, que passou a receber versões atualizadas anualmente e logo ganhou popularidade, espectadores e jogadores se aglomeravam em volta da máquina para assistir as partidas e gastar algumas fichas.

Graficamente o jogo apresentava um pixel art incrível, para a época, e belos sprites com animações acompanhadas de uma ótima trilha sonora. O jogo apresentava uma identidade visual nos cenários, efeitos e personagens da franquia, tudo criado praticamente pelo designer Mitsuo Kodama.

Seu modo de combate “3 vs 3” determinava a luta entre trios, para ser considerado vencedor era necessário vencer os três lutadores do trio oposto, garantindo assim ação constante. A porrada rolava solta!

Os trios eram divididos por países, essa divisão foi feita propositalmente pela SNK, pois o ano de 1994 foi quando ocorreu a Copa do Mundo de Futebol nos EUA e o Brasil foi campeão! Quem não se lembra da dramática disputa de pênaltis na final contra a Itália, com a cobrança perdida pelo Roberto Baggio. Nossa! Quanta memória e um rápida viagem ao passado.

E assim, de ficha em ficha, na experiência de cada luta, jogadores foram surgindo e amizades sendo construídas. Então, faça uma viagem no tempo, caminhe pela sua memória e diga qual foi sua máquina inesquecível?

LEAVE A REPLY